top of page
Foto do escritorGizelle Reis

É preciso vender! Ativamente e constantemente.

2023 está se mostrando um ano ainda mais desafiador do que as previsões nos disseram. Apesar de mais estável de forma geral, o varejo, principalmente, está sofrendo nesse primeiro ano completo de pós-pandemia. O poder de consumo está mais limitado e a ânsia por novas experiências e consumo que vimos em 2022 esfriou.


Nesse cenário, ter profissionais e processos dentro dos negócios para realizar vendas (e não apenas tirar pedido, como se diz no popular) é o ponto crucial da virada para os negócios alcançarem suas metas.


Vender é uma característica que pode (e deve) ser aprendida. Algumas pessoas nascem com um dom natural de convencimento, mas aqueles que não nasceram com esse privilégio (e eu estou inclusa nesse segundo grupo) podemos aprender técnicas e processos que nos faça um bom vendedor(a).


Todo empreendedor é, antes de tudo vendedor. Além de vender o nosso produto/ serviço final, nós também precisamos vender projetos de futuro para atrair bons funcionários, parceiros ou investidores, precisamos vender ideias que ainda não saíram do papel para que elas ganhem o mundo, precisamos vender a nossa imagem como garantia do que ainda não é tangível.


O primeiro passo para vender é perder a vergonha de vender. Isso parece óbvio, mas é muito comum encontrar empreendedores inseguros na hora de fazer venda da sua empresa. Muitas vendas não são realizadas pelos simples fatos de os potenciais clientes dos nossos negócios não saberem que nós temos a solução que eles procuram. É muito comum ver empresas de produtos e serviços que não se mostram, que não divulgam e, por isso, não vedem. Abrir as portas (físicas ou virtuais) do negócio é apenas uma parte da tarefa, é preciso dizer o que, como e porque o seu negócio é a melhor solução para o seu cliente.


Entendendo que você não pode perder uma oportunidade de divulgar a sua empresa,

aqui vão algumas dicas para potencializar as suas vendas:

  1. Faça busca ativa de cliente. Ser indicado é ótimo, mas poucos negócios conseguem crescer apenas com indicações. Divulgue! Tenha um plano estratégico de como encontrar novos clientes.

  2. Tenha um processo de vendas estabelecido. O funil de vendas é uma ferramenta que pode lhe ajudar nesse processo. Ainda que você não tenha as atividades automatizadas de vendas, o modelo mental do funil serve para estruturar cada passo da relação com o seu potencial cliente.

  3. Invista nos relacionamentos. Como qualquer outra relação que você tem na vida, quanto melhor você conhecer seus clientes, melhor você se relacionará com eles e melhor você venderá. A persona e o diário do cliente são duas ferramentas que te auxiliarão nesse processo.

  4. Foque na dor do seu cliente e não no seu produto/ serviço. O cliente nem sempre sabe qual a solução que ele está procurando, mas ele sabe qual o problema que está vivendo. Alinhe a sua linguagem a do seu potencial cliente.

  5. Não deixe de prospectar nunca. Mesmo em momentos de crescimento do negócio é preciso continuar prospectando. A renovação de clientes é natural para qualquer negócio por isso é tão importante continuar buscando clientes.

Vender é uma tarefa complexa, a depender da natureza do negócio, pode ser mais longa ou mais curta. Mas vender é, no fundo, resolver problemas de pessoas e, mudando essa chave na cabeça, talvez vender se torne uma tarefa mais fácil de se fazer no dia-a-dia.


Ah! Eu não posso terminar esse texto sem me vender, seria contrariar tudo o que eu estou dizendo, não? Hahahahaha

Se a sua empresa está com problemas de renovação de clientes, de gerar conexão real com os clientes atuais ou se está precisando investir para fortalecer sua marca e se diferenciar dos concorrentes eu posso te ajudar. Clica aqui e vamos conversar!

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page