top of page
Foto do escritorGizelle Reis

Valor da Marca

Atualizado: 24 de jun. de 2022

Quando as pessoas falam da sua empresa o que elas dizem? Quais características elas associam à sua empresa? Essas características representam os valores que você definiu para o seu negócio?


Em um mundo de abundância, onde temos muito de tudo, inclusive milheres de empresas em todos os segmentos, a marca ganha um papel cada vez mais relevante. Nela as pessoas encontraram os diferenciais que as farão decidir gastar o seu dinheiro e o seu tempo (!) na empresa X ou na empresa Z.


Construir e disseminar esses valores é um dos grandes desafios dos empreendedores, especialmente dos pequenos e médios que, sobrecarregados de funções, às vezes, não dão a devida importância ao reforço da marca no dia-a-dia do negócio. Detalhes como: a embalagem sem expressão, o texto da mensagem do whatsapp preguiçoso ou a playlist da loja que é do gosto pessoal do empreendedor, afetam diretamente na percepção de valor da empresa e vão contribuir negativamente para marca.


A imagem da marca é construída da soma de todos os pontos de contatos do seu clientes com o seu negócio, uma marca com Instagram "feed perfeito" perderá muito da percepção de valor se comunicação no pós-venda for apenas com "Obrigada. Volte Sempre!". Lembra de alguma experiência ruim que você teve ao receber o seu pedido do Ifood? Foto maravilhosa no app e embalagem derramando na vida real? Pois é, isso é construir experiência de marca, nesses dois casos, de forma negativa.


Como quase tudo em marketing, você pode aprofundar mais nesse tema buscando vários termos diferentes. Proposta de valor, branding, valuation, brand equity, experiência de marca, dentre outros. Todos irão se complementar.


Para a realidade das pequenas e médias empresas com as quais eu trabalho, simplifico o início desse processo como a seguinte pergunta: Quais 3 características você gostaria que um cliente falasse ao recomendar a sua empresa para outra pessoa?


A partir dessa resposta construímos os pilares de valor da empresa e desdobramos isso em ações práticas no negócio. Para empresas com estrutura muito enxuta é muito difícil medir o valor de marca através de algumas referências que você vai encontrar nas suas pesquisas, mas medir a percepção do seu cliente não. Pergunte e sempre esteja atento ao que ele fala do seu negócio, seja para você, para qualquer pessoa da sua equipe, nas redes sociais e, especialmente, o que ele fala da sua empresa para os outras pessoas.


E, na prática, como se dá a construção dos valor da marca? Todos os dias! Com ações intencionais e repetidas. Não pode fazer apenas em campanhas especiais ou com melhores clientes ou quando está precisando melhorar as vendas. Claro que, para cada estratégia as ações serão coerentes com os objetivos, mas essa construção é diária, por isso, precisa ser planejada.


Algumas dicas para você iniciar ou melhorar a sua construção:


1. Saiba por quê o seu negócio existe e defina claramente os valores da sua empresa.

Os valores são pilares, não podem ser um hoje e outro amanhã. Pode haver evolução sim e outros pilares passarem a ganhar mais importante com os novos desafios do negócio mas a base sempre será a mesma.


2. Conheça bem as pessoas à quem o seu negócio serve.

Como você irá se relacionar com alguém se conhecê-lo? Qual estágio da vida ele está e quais os desafios que ele está vivendo? Onde ele busca informação sobre o seu mercado? O que é prioridade para o seu cliente? Aprofunde-se!


3. Alinhamento de todas as frentes.

Todos os pontos de contato precisam estar alinhados. Loja física e on-line, Whatsapp, Instagram, TikTok, papelaria, atendimento etc. Tudo precisa reafirmar os valores do seu negócio.


4. Consistência e coerência.

Esse é um dos maiores desafios. Iniciar um processo é fácil, difícil é mantê-lo, esperar os resultados de médio e longo prazo, ter resiliência. Uma ação feita uma única vez será perda de tempo e dinheiro. Comece pequeno e cresça conforme você tem capacidade de manter.


5. Acompanhamento.

Que resultado você está obtendo? Atraiu novos clientes? Teve fidelização? O que os clientes estão falando? O que não funcionou? O que precisa ganhar escala? Sem avaliação não há melhoria, sem métrica não há acompanhamento.


Algumas marcas para te inspirar:


Lola Cosmetics

Marca carioca de cosmético que tem produtos e branding simplesmente incríveis!



Muda Meu Mundo

Plataforma que conecta o pequeno produtor com o varejo para uma alimentação sustentável e de impacto positivo em toda a cadeia. Uma iniciativa revolucionária.



Carvalheira

Empresa de eventos de Recife que construiu uma marca que é sinônimo de bons eventos e boas experiências seja no carnaval, no São João ou no reveillon.



Posts recentes

Ver tudo

Consistência

Comments


bottom of page