E, até a estabilização do negócio ou em momentos de crise, ele é, acima de tudo, vendedor.
Estamos vivendo um momento muito particular. Todos os negócios estão passando por mudanças. Depois de mais de 2 anos de pandemia, nenhum negócio é mais o mesmo. Alguns tiveram oportunidade de crescimento, como empresas ligadas ao setor de reformas e pets, alguns viram seu mercado parar completamente ,como no caso de eventos e turismo, e muitos tiveram sazonalidades mais acentuadas nesse tempo, como vestuário e alimentação. Mas o certo é que nenhuma empresa é mais a mesma de antes de março de 2020 e uma coisa todas têm em comum: precisaram mudar suas estratégias de vendas e marketing.
Marketing e vendas são irmãs gêmeas que costumam entrar em conflito com frequência. Enquanto o marketing tem a visão de longo prazo, vendas costuma ter os olhos focados no final do mês e do trimestre. Marketing trabalha para que vendas não tenha que pautar toda a sua estratégia em preço e desconto, vendas faz a empresa girar e alcançar outros patamares para que o marketing possa trabalhar na estratégia macro da empresa. Ambas as áreas só existem para que a outra dê resultados. É preciso trabalhar junto e alinhado.
E, se tem alguém dentro de uma empresa que atua nas duas áreas o tempo todo, é o empreendedor. Olho no caixa e no porquê do negócio existir são preocupações diárias, ou deveriam ser, de quem tem um negócio.
Costumo dizer que o mundo não precisa de mais nenhum novo negócio apenas como produto ou serviço. Hoje tem abundância de todos os tipos de produtos e serviços. Ou você acha que na sua cidade falta uma loja de roupa, um restaurante, um banco ou uma concessionária de carros? A menos que você more em uma cidade muito pequena nada disso está faltando, e sempre tem a internet para prover a maior parte do que precisamos. Então um novo negócio precisa trazer uma visão única, uma solução específica, valores que diferenciem do restante da oferta, e isso é trabalho do marketing, tangibilizar esses diferenciais. Mas, ainda assim, é preciso ser vendedor, aquele que entende, atende e está presente quando o consumidor busca o tipo de solução que o seu negócio entrega.
Vejo muitos negócios que são bons no que fazem, tem produtos/ serviços adequados a realidade do cliente potencial e têm mercado para atuar, mas que não estão com a "chave de vendas" acionada, como costumo dizer. Eu mesma venho investindo em desenvolver minhas habilidades de vendedora. Essa, infelizmente, não é uma habilidade natural minha, mas realmente acredito que tudo podemos aprender e, nesse caso, sem habilidade de vendas desenvolvida, o empreendedor pode colocar seu negócio em risco.
Baseada nos meus estudos, quero compartilhar aqui algumas dicas básicas e fundamentais para que a área de vendas se torne rotina na vida do empreendedor :
Em momentos de baixa de vendas, mais do que nunca, a sua prioridade deve ser vender. E isso pode significar: ter uma agenda ativa de visitas/ mensagens/ ligações, acompanhar os resultados de investimento em publicidade, fazer conteúdo para redes sociais diariamente, abrir novos canais de vendas, acompanhar o resultado de vendas 3x ao dia, dentre outros. Entenda o que é fundamental ser feito para atração de clientes. Foque a maior parte da sua energia e tempo em vender.
Tenha metas claras. Não seja vago como: preciso vender mais ou meu faturamento mínimo deve ser X. Todos os envolvidos com o negócio precisam saber as metas. Tenha meta por canal de vendas, por tipo de produto/ serviço, por cliente. Quanto mais específico você for maior a possibilidade de você montar as estratégias certas.
Faça um planejamento de vendas. Com as metas claras, defina estratégias para alcançá-las e acompanhe resultados. Investir mais em conteúdo ou aumentar os canais de vendas ou ativar clientes antigos ou aumentar o ticket médio dos clientes atuais ou investir em pós-venda ou fazer uma ação promocional ou lançar um novo produto serviço. É preciso definir o que, quando e como.
Acompanhe os resultados todos os dias. E dependendo do seu tipo de negócio várias vezes ao dia. Não adianta ter meta e planejamento se não há acompanhamento de resultados. É preciso identificar o que está dando certo e potencializar, e o que está dando errado e parar de fazer.
Busque conhecimento. Em momentos de crise, especialmente, é preciso tentar coisas diferentes do que você já faz. Busque referências em outros mercados, estude os grandes do seu mercado, procure formação técnica, converse com pessoas que você considera referência. Busque mentoria. Abra-se para o conhecimento.
Movimente-se. Vendas é resultado de movimento. Sei que não é fácil motivar-se nos momentos mais difíceis, mas lembre-se do porquê você começou.
E, como aqui é um blog de marketing, eu não posso deixar de fazer alguns alertas importantes:
Não abra mão dos valores do seu negócio. Em momentos de baixa somos mais tentados a abrir mão de coisas importantes, do core do nosso negócio, para tentar reverter a situação. Se você abrir mão dos seus valores vocês estará abrindo mão do seu negócio.
Constância é fundamental. Na comunicação, na ação, nos processos, nas vendas. Uma boa estratégia que não é levada até o final perde força e eficácia. Começar é fácil, difícil é manter a consistência.
Não tenha medo de mudar. Como comecei falando, nenhum negócio é mais o mesmo, assim como os empreendedores e os clientes também não são mais os mesmos. Mude. Peça opinião. Teste.
Empreender muitas vezes é solitário. São decisões, riscos e responsabilidades que não podem ser dividas. Mas nunca deixe de ir em busca de pessoas com quem conversar, escutar opinião ou mesmo apenas desabafar. Muitas outras pessoas já passaram pela dor que você está passando agora. Aprenda com elas.
Ah! Pode dividir comigo também! No campo de mensagem aqui embaixo ou mandando mensagem direto para o meu whatsapp. A jornada de empreender tem solitude, mas podemos amenizar a solidão ;)
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