Não fui eu quem falou essa frase, mas poderia ser.
Eu sempre fui uma questionadora do Instagram como "ferramenta universal" para empresas e profissionais liberais. Nos workshops da Virada eu brincava que, antes de resolver sobre o que realmente seria o negócio, o empreendedor já abria uma página no Instagram e começava a postar aleatoriedades para ir "ganhando seguidores".
O Instagram estreou em 2010 e nesses 12 anos é impossível listar todas as mudanças que ele sofreu. As mais recentes foram mais impactantes e tem a ver com os rumos da internet e das redes sociais. Mas o que eu quero questionar aqui é: qual o real papel do Instagram no seu negócio? Quanto ele impacta no seu faturamento? Quantos clientes ele traz? Quanto tempo seu e/ou dos seus funcionários é investido nessa ferramenta? Qual a sua estratégia nessa rede? Responda minimamente essas perguntas antes de passar mais algumas horas produzindo vídeos, fotos e textos e ficar muito desanimado com um post de baixo engajamento.
Vamos aos números Brasil.
São mais de 110 milhões de usuários ativos, o Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram. Dentre esses usuários:
O potencial de consumo é alto:
Esses números nos deixam super animados, mas lembre-se que a concorrência também é gigante e nas redes sociais têm muita gente para ouvir, mas também muita gente falando. Talvez, mais do que em qualquer outro lugar, a concorrência por atenção é brutal, então a sua marca de presentes além de concorrer com a Imaginarium e a Uaat! concorre também com a Coca-Cola, o BBB, o Nubank e até com a Anitta. Estão todos lá, cada um com a sua estratégia e orçamento, competindo pela atenção de cada dedo que está fazendo scroll na tela e buscando algum tipo de entretenimento.
Falando em entretenimento, é sempre bom lembrar para que uma rede social existe. Ninguém fez sua conta pessoal no Instagram porque queria muito ver o post da empresa x, y ou z. As pessoas estão nas redes sociais para se relacionar, para se divertir, para expor suas opiniões e, também, para consumir. O "também" é muito importante, pois você vai ter que passar por algum dos outros pontos para fazer venda de fato.
Então, pensando no Instagram como uma ferramenta de marketing e definindo uma estratégia específica, essa "falta de ânimo" com a rede passa a ter um significado. Talvez você precise fechar a sua conta e colocar energia em outro lugar, ou o seu Instagram é apenas um cartão de visitas com informações básicas sobre o seu negócio e não precisa de atualização diária, ou pode ser um canal de SAC e você precisa mais relacionar-se com os clientes do produzir conteúdo de venda, ou ele pode ser um captador de contatos frios e seu conteúdo não é sobre o produto, mas sim sobre a sua marca, ou ele pode ser um grande canal de vendas do seu negócio e você realmente precisa investir muito nele, ou... são muitas as possibilidades mas, em nenhuma delas, o Instagram é a única solução dos problemas do seu negócio ok?
Eu não acredito no "ame-o ou deixe-o", eu mesma vivo em uma constante avaliação daquele espaço, sempre pensando na quantidade de energia que eu invisto e no retorno que ele gera. Não é uma conta matemática simples, mas dá pra avaliar sim!
Ah! A mais recente atualização do Instagram é o "Faça a sua pausa", uma ferramenta para limitar o tempo que ficamos dentro da plataforma. Hoje vários tipos de prejuízos à saúde mental e emocional estão sendo relacionados ao tempo que passamos naquela rede. Negócios são sobre pessoas e, se as pessoas estão precisando repensar o tempo que elas dedicam a esse rede, as empresas também têm que fazer o mesmo.
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