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Foto do escritorGizelle Reis

Metas e indicadores

Atualizado: 16 de jan. de 2024

Um planejamento estratégico de marketing precisa ser pautado por objetivos e metas. Sem isso o plano perde força e propósito.


Definir metas para um negócio não é uma tarefa simples, porém fundamental. Se a empresa é nova e não tem histórico, a meta é uma visão de futuro baseada em potencial. Se a empresa já tem histórico ele deve servir como uma referência, mas não um guia.


A meta financeira global deve representar muito além do lucro que se projeta para empresa. É preciso contemplar potencial de mercado, posicionamento estratégico, sazonalidade, objetivos da empresa de longo prazo, estoque e capacidade de entrega. Se você contemplar apenas um desses aspectos você pode arriscar rentabilidade e imagem da sua marca.


Por que meta é importante.

Ela é o guia do seu negócio, vai pautar ações, investimentos e decisões. É também através da meta que você consegue medir o seu negocio, identificar crescimento, oportunidades como também prejuízo e ameaças. O que não pode ser medido não pode ser gerenciado, você já deve ter lido ou ouvido essa frase em algum lugar.


Quais indicadores medir.

O primeiro e fundamental é o faturamento do negócio. Parece óbvio mas conheço muitos negócios que não sabem exatamente quanto faturou no mês. Para negócio que não tem a rotina de apurar resultados, eu sempre indico começar com pouco indicadores, para que se crie o hábito e também consiga ver a importância de ter metas e apurar resultados. Por exemplo, os indicadores para uma loja de roupas podem ser: faturamento global, ticket médio, clientes novos e vendas por canal. Todos com meta e acompanhamento de resultados.


Acompanhamento de resultados.

Definir a meta é só a 1a parte, se não acompanhar os resultados, de nada terá adiantando a meta! O desafio de tornar essa atividade em rotina é grande, mas fica mais fácil quando o empreendedor entende que os resultados do negócio estão diretamente ligados a essa atividade. Minhas dicas para facilitar esse processo são:

1. Defina indicadores que são do dia-a-dia do negócio, além deles serem fundamentais são mais fáceis de serem medidos e registrados;

2. Encontre uma forma visível e fácil de registrá-los. Um quadro branco na parede pode ser um grande aliado no primeiro momento.

3. Tenha o compromisso de compartilhar os resultados com alguém. Sócio, empregado, consultor e até mesmo um empreendedor que também empreende sozinho e está precisando de ajuda para implementar metas e indicadores. Ter um compromisso com outra pessoa vai lhe ajuda a ter compromisso com você mesmo.


Metodologia SMART

Para te ajudar nessa tarefa sugiro a metodologia SMART, que foi demonstrado pela primeira vez pelo consultor George T. Doran em 1981 e hoje é amplamente usado nos mais diversos tipos de negócios.


SMART é um acrônimo de palavras em inglês que servem como guia para você validar se sua meta é realmente relevante e objetiva. Assim, 5 itens servem de check-list para validar sua meta, veja:

S (specific) – Ser uma meta clara e objetiva, que todos os envolvidos tenham entendimento do que se pretende alcançar.

M (measurable) – Poder ser claramente medido o desenvolvimento. Ter um indicador objetivo, mensurável.

A (achievable) –  Ser uma meta desafiadora, mas realizável. Seja capaz de ser realizada dentro da realidade tempo e recursos disponíveis.

R (relevant) – Gere motivação e seja prioritária para o negócio, pois ela será relevante para todos os envolvidos.

T (timed) – Ter um prazo limite para realização da meta.



É isso! Estamos caminhando para o final do 1o semestre de 2022. Se você ainda não tem mestas, AGORA é a hora de fazer. Se você tem essa prática, lembre-se que sempre há espaço para aprimorar ;)



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