Nas grandes empresas existe um duelo clássico: vendas x marketing. Essa é uma "briga" do dia-a-dia, mas na verdade essa parceria é o que faz pequenas empresas tornarem-se grandes empresas. Eu, que já atuei na duas áreas, vejo essa briga apenas como uma falta de alinhamento. Comercial, muitas vezes, está com foco apenas nos final do mês e o marketing pensando apenas no longo prazo. A verdade é que as duas demandas, final do mês e longo prazo, precisam andar juntas.
Para pequenas e médias empresas, onde a equipe é reduzida e, muitas vezes, é o mesmo profissional que faz as duas atividades, essa briga vira um problema de priorização que pode chegar a um fatídico cenário: eu não tenho dinheiro para investir em marketing porque não estou vendendo ou não estou vendendo porque não invisto de forma adequada em marketing!
Acredito em marketing como a alma de uma empresa. O papel do marketing é tangibilizar os valores do negócio, o propósito do empreendedor, os diferenciais competitivos da marca para atrair as pessoas certas e desenvolver relacionamento. Marketing é fundamental para vender!
Marketing tem que ser transversal. Ele está na embalagem, no uniforme, do produto, na entrega, no preço, no atendimento, na marca, nas cores, no cheiro, no ponto de venda e em todo e qualquer lugar que a marca entre em contato com as pessoas. Marketing precisa ser intencional no servir para que o cliente possa vivenciar a marca e não apenas consumir um produto/ serviço.
Em momentos como o atual, onde o desafio de vender está acentuado, a força da marca (e do trabalho de marketing que está por trás) é o diferencial do momento de decisão de compra. O que a sua marca representa para os potenciais clientes? Segurança, alegria, acolhimento, inspiração, esperança, conforto, êxtase? Segundo estudos de Harvard, 85 e 95% das decisões de compra são realizadas de forma inconsciente, e, por isso, as emoções que as nossas marcas causam nas pessoas têm grande relevância na hora da venda.
E, exatamente por ser complexo e transversal, marketing acontece no dia-a-dia, é construção, é repetição. Se você parar agora e pensar em uma marca que é importante para você provavelmente lembrará de mais de uma referência dessa marca. Exemplifico: eu adoro a marca Lolla Cosmetics (inclusive já falei dela aqui em outros posts) e, quando penso nessa marca me vem imediatamente à cabeça as embalagens coloridas, as personagens de muita personalidade e o tom irreverente e feminino que elas usam nas redes sociais. A marca Lolla é um universo e por isso, ela salta aos meus olhos quando a vejo em meio as milhares de opções de shampoo e condicionador quando vou à farmácia!
Se sua empresa está passando por um momento difícil de vendas agora, pense sobre como e quanto você tem investido no marketing da sua empresa. Comercial e marketing precisam andar de mãos dadas para buscar os objetivos do negócio.
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