Se você acha que planejar é opcional o seu negócio sofrerá duras consequências. Não ter visão de médio e longo prazo, não ter programação de conteúdo, comunicação e vendas, não ter visão estratégica do seu negócio acarretará, na melhor das hipóteses, em estagnação. E, quando colocamos a lupa no marketing, simplesmente ele não existe sem planejamento.
Esse post é, especialmente, para quem nunca fez um planejamento. Vou dar um passo a passo para você fazer o básico e, a partir dele, com a prática, você vai incrementando.
6 passos para fazer um plano de marketing:
1. Orçamento de marketing.
Não dá pra fazer marketing com o "dinheiro que sobrar". Por sinal, não existe isso de sobrar dinheiro em um negócio, mas isso vai ficar para um outro post. É preciso definir um valor que irá na sua precificação de produto/ serviço. Não existe uma regra. Algumas empresas fazem um valor percentual, outras definem um valor fixo. Você precisa entender o que funciona melhor para o seu modelo de negócio.
2. Metas e objetivos.
Quais são as metas da sua empresa? Os objetivos do seu negócio? Aumentar faturamento? Aumentar base de clientes? Expandir para outra cidade? Desenvolver uma nova linha de produto? Aumentar o ticket médio? Fortalecer a imagem da marca? Desenvolver parcerias estratégias? Se você não tiver claro as metas e objetivos as ações de marketing tenderão a ser difusas e sem força.
3. Calendário.
Se o seu negócio já tem histórico olhe para sazonalidade dele e defina o papel de cada mês dentro do ano. Some isso ao calendário comercial. Depois de mapeada as oportunidades e os desafios defina o calendário do seu negócio. Se você ainda está no primeiro ano de empresa, use o estudo de mercado que você fez como base para montar esse calendário.
4. Envolva as pessoas.
Se você tem equipe você precisa envolver as pessoas na criação de estratégias e ações de marketing. Um grupo heterogêneo irá trazer novas ideias e oportunidades. Criatividade surge da conexão de referências diferentes, então, quanto mais referências, melhor. Se você trabalha só envolva seus clientes e parceiros. Esteja aberto ao que olhos externos ao seu negócio enxergam nele.
5. Cronograma de ações.
Monte um cronograma para cada atividade definida. E, para ações mais complexas, faça um plano de ação específico. Abaixo os modelos que usamos na Virada, clique nas imagens e baixe os arquivos em excel.
6. Avaliação.
E, por último, mas não menos importante, avalie as ações que desenvolver, não apenas quando elas acabarem, mas ainda durante a realização. Além de entender se atingiu ou não os objetivos, identifique os fatores de sucesso/fracasso e corrija a rota ainda durante a realização quando for possível. Ter indicadores relevantes para cada ação é fundamental para avaliação.
Esse roteiro provavelmente você já realiza em algum nível no seu negócio, mas a estruturação de um plano, calendário, cronograma e indicadores fará muita diferença nos resultados.
Ah! Não é por que estamos em março que não dá mais tempo de desenvolver o seu plano de marketing. Feito é melhor do que perfeito!
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