top of page
Foto do escritorGizelle Reis

Em janeiro eu...

Atualizado: 17 de fev. de 2022

Eu gosto muito de compartilhar os conteúdos que eu leio, escuto e assisto. Mas, nesse mundo com milhares de estímulos, eu acabo perdendo muito do que eu consumi (não me parece a palavra certa para relacionar com o que eu quero falar mas, na falta de uma melhor...) pois esqueço qual foi a fonte daquela informação e/ou conhecimento.

E aí, já que iniciei o blog aqui, também vou usar este espaço para isso. Até porque eu acredito que criatividade é resultado da combinação das nossas vivências e, mesmo que muito do que eu escrever nesse post não seja especificamente sobre marketing ou comunicação, ainda assim pode ajudar você a fazer alguma conexão com algo que está vivendo e, com certeza, vai ME ajudar a fixar melhor. Então, fique à vontade para pular esses posts (sempre usarei o mesmo padrão de título, então você já saberá do que se trata) caso não tenha interesse nas coisas que quero compartilhar, ok?


Bom, uma das minhas frustrações de 2021 ter lido muito pouco. Terminei o ano com uns 6 livros que, mesmo gostando, eu não consegui passar do primeiro terço deles. A falta de foco e organização me acompanharam boa parte do ano e, esse ano, eu comecei organizando a minha rotina e o meu espaço. Fiz o curso de Produtividade e Gestão do Tempo da Conquer e me ajudou muito nessa organização que eu estava (estou ainda) precisando. Mesmo o conteúdo não sendo novo pra mim e eu já conhecendo a maior parte das ferramentas que eles abordaram, a forma como o curso foi estruturado foi fundamental para colocar as técnicas em prática.


E falando em livros.... Comecei bem o ano. Já que eu sabia da minha trava do ano passado eu inicie com leituras fáceis e curtas também, para voltar a estabelecer uma rotina e facilitar a minha própria vida. Acabei lendo 3 livros em janeiro e indico todos!

  • Primeiro eu tive que morrer: Lorena Portela

Adoraria ver esse livro virar uma série muito legal na Netflix! Me fez pensar sobre como sempre podemos recomeçar, mas que, para isso precisamos tomar atitudes difíceis. É preciso cultivar boas relações e estar aberta para aprender. Cuidar da cabeça é essencial!


  • Pequeno manual antirracista: Djamila Ribeiro

Finalmente li um livro da Djamila, já tinha assistido entrevistas, lido textos, mas nunca um livro dela. O racismo no Brasil é cruel e todos nós precisamos entrar nessa luta. E, a única forma combater o racismo, é colocando as pessoas negras no centro, escutando-as, abrindo caminho para cada um e aprender, não só com o que eles têm a dizer, mas buscando estudar, ninguém tem obrigação de nos ensinar nada, a obrigação é nossa de buscar conhecimento.


  • Empreendedorismo para subversivos: Facundo Guerra

Um bom livro que varia entre alguns chavões do empreendedorismo e a radicalidade do novo capitalismo. Ele conta um pouco da sua trajetória, usa algumas frases para chocar e também dá algumas dicas quase como ferramentas. Um livro importante para entender o atual cenário do empreendedorismo no Brasil.


Uma coisa importante que fiz no final do ano passado foi cancelar assinatura de e-mails. Minha caixa tava sempre lotada de lixo e eu acabava perdendo conteúdos e produtos que realmente me interessavam, além disso, essa ação ajudou a diminuir a minha ansiedade, acreditem! Não receber várias notificações de e-mails ao longo do dia e ter que apagar centenas de e-mails todos os dias foi um alívio mental real. E tem 2 newsletters que toda vez que entram na minha caixa eu devoro.


News carvalhando do André Carvalhal


O André é um cara que vale a pena prestar atenção. Com uma longa história na moda do Brasil, ele não largou a moda, mas adicionou outros assuntos importantíssimos a sua pauta como: tendências, sustentabilidade e marketing. Cola nele!





Bits do brand da Beatriz Guarezi


Eu conheci a Beatriz em algum podcast e não faço a menor ideia de qual! O foco dela é construção de marca então ela aborda todo e qualquer assunto que leve até esse tema. Sempre tem avaliação da algo importante que está rolando, normalmente com uma perspectiva diferente. Vale a pena ter o Bits chegando na sua caixa de email.




Que tal falar com você do passado? No começo de 2021 eu escrevi algumas cartas para receber neste ano através do site Future Me. Foi um experiência bacana escrever e também receber. Acho que é uma boa forma de exercitar imaginar o futuro, de estabelecer metas e compromissos. Você define quando quer receber o email, pode ser meses, anos ou décadas. Achei a experiência bacana. Já escrevi novos emails para 2023.


Esse primeiro post está ficando maior do que eu esperava, mas não posso finalizar sem dar uma dica de podcast! Podcast é a mídia que eu mais consumo. De notícias a marketing passando por política, filosofia e psicologia, realmente escuto de tudo. Já aprendi muito, já conheci muita gente incrível e acredito que o formato de áudio on demand é muito prático e envolvente. Dos episódios que escutei em janeiro, vou indicar:



EXTRA!EXTRA!EXTRA!

Encontrei esse artigo no twitter e achei interessantíssimo. 100 dicas de como fazer algumas melhorias no seu dia-a-dia sem muito esforço. Algumas dicas ficaram presa na minha cabeça e consegui aplicar apenas com uma pequena reflexão das minhas atitudes e ações. Vale a pena! O texto está em inglês mas dá para usar a ajuda do goggle tradutor se você quiser ler.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page