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Foto do escritorGizelle Reis

Em fevereiro eu...

Não fui para o carnaval, infelizmente. Mais um fevereiro de pandemia, mas acredito que as perspectivas para o próximo são MUITO boas \o/.


Ainda assim esse foi um mês mais corrido e curto e minha lista de referência não está tão grande assim, mas vamos lá!


Em janeiro eu não indiquei nenhum filme/ seriado/ vídeo, então vou começar esse mês com indicações dessa categoria:

  • Inventando Anna: Mais um produto da Shondaland e quem tem a marca registrada de qualidade dela. Baseado numa história real, a minisérie que está no Netflix, tem uma construção de narrativa que você não consegue parar de assistir. Mas, além de entretenimento, a série me fez refletir muito sobre todos os desafios e diferenças que existem para mulheres no mercado de trabalho. Seja como jornalista, empresária ou advogada. E, até mesmo para ser contraventor, homens têm mais vantagens. Outros temas atuais importantes como sistema financeiro, a vida digital (irreal), a construção de relacionamentos e imigração são abordados na série. Se divirta, mas nunca perca o olhar reflexivo, ok? ;)

  • 24h no metarverso: Esse foi o desafio da jornalista Joanna Stern do Wall Street Journal. Desde que o Facebook mudou o nome para Meta, em um movimento para se apropriar dessa nova fase da internet, o metaverso ganhou muito mais espaço nas conversas, na mídia, nos negócios e nas dúvidas sobre o futuro. Essa experiência da Joanna me ajudou a perceber algumas nuances que, até então, eu não tinha percebido. O metaverso será realidade mais dia ou menos dia e precisamos entender essa realidade. Você pode assistir essa reportagem especial clicando aqui.


Neste mês tivemos mais uma grande confusão envolvendo produtores de conteúdo. Em uma sociedade em que o digital ocupa 100% do espaço, a legislação ainda é frouxa e que há relativa facilidade de se autopromover, novos personagens surgem, crescem e ganham relevância mesmo que a sua base não seja lá muito consistente. O carisma pessoal ganha um papel muito relevante nesse novo cenário e o artigo do Wagner Brenner explica muito bem esse fenômeno do tempo em que vivemos. Trazendo para o universo dos empreendedores, tem alguns pontos que gostaria de enfatizar:


1. Muito cuidado com quem você se associa, para grandes empresas é mais fácil (mas ainda assim muito caro) encerrar contratos e emitir notas de desculpas e repúdio, para pequenas e médias empresas pode ser um erro fatal.

2. Números são frios, eles são só uma parte da história. Fazer um feed bonito, produzir vídeos virais, atrair seguidores e likes não quer dizer engajamento e muito menos vendas. Se aprofunde quando decidir se associar com alguma empresa ou pessoa.

3. Associe-se com pessoas, empresas e negócios que têm valores coerentes com o seu. Conte histórias juntos, fortaleçam os valores um do outro, aprendam, compartilhe, formem equipes. Parcerias (com ou sem dinheiro envolvido) devem ser sempre soma.


Em fevereiro li alguns estudos interessantes sobre tendência, negócios e mercado, eis alguns que eu gostei:

  • Tendências Globais de Consumo da Mitel. Quando temos um pequeno ou médio negócio temos dificuldade de ver essas tendências globais na nossa realidade, mas elas acontecem, algumas já estão acontecendo e outras estão chegando, seja como for, é sempre importante ler os sinais, pensar o impacto que terão no seu negócio e movimentar-se. Nesse estudo da Mitel, me chamou bastante atenção: desejo de controle pelos consumidores em tempos de tantas incertezas, a necessidade de positividade nas mensagens das marcas como forma de levantar o astral das pessoas e transparência e ética que serão cada vez mais cobrados das empresas.

  • O perfil do consumo em 2022 da OpinioBox. Esse, focado no Brasil, faz um levantamento de como as pessoas estão consumindo após tantas mudanças nas nossas vidas nos últimos 2 anos. Para mim os destaques são: frete é um fator decisor de compra; o medo de fraude na internet cresceu muito, é preciso passar segurança sobre os meios de pagamento, e a necessidade de atendimento humanizado, ainda que online.

EXTRA: INOVAÇÕES E TENDÊNCIAS

A TrendWatching é uma das principais empresas de tendências de consumo do mundo. Além de estudos e conteúdos direcionados a empresas, ela também disponibiliza gratuitamente algumas tendências e suas referências, como no caso do Innovation of the Day, conteúdo diário, gratuito que ela manda direto para o seu whatsapp. Se você quiser receber é só cadastrar aqui. Ah! conteúdo é em inglês.



E não dá pra finalizar sem falar da guerra entre Ucrânia e Russia. Além de uma tragédia humanitária onde quase 400 mil pessoas já deixaram a Ucrânia para pedir asilo em países vizinhos e, em números difíceis de serem confirmados, algo entre 5 e 10 mil pessoas (incluindo soldados e civis) já teriam morrido em menos de 1 semana de confronto, isso afetará diretamente nossas vidas e negócios. Gás e petróleo são os dois pontos imediatamente claros que serão afetados, isso quer dizer que combustível, gás de cozinha e energia deverão sofrem mais aumentos. O agronegócio do Brasil depende muito agrotóxico vindos da Rússia e isso também deverá ser afetado.


Mas esse confronto pode ganhar uma escala maior, afetar outros países e ainda não sabemos que proporções pode ganhar. Então, não dá pra fazer de conta que isto não está acontecendo. É preciso se informar. A situação é muito mais complexa do que parece, existem muitas camadas e apenas o noticiário diário não dará conta. Cuidado com as fontes que irá escolher para se informar. Preocupe-se menos com opiniões e busque mais informações. Aqui estão algumas referências (a maioria podcast) que busquei para tentar entender um pouco melhor o que está acontecendo no cenário internacional:


1. Podcasts:


2. Twitter:

Um fio interessante sobre Relações Internacionais: https://twitter.com/gcasaroes/status/1498084443852054533?s=24


3. Matérias:


4. Documentário:

Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom - Documentário na Netflix.


Apertem os cintos, o ano só está começando!


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