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Foto do escritorGizelle Reis

Diversificar

Sabe aquela história que figurinha repetida não completa álbum? Essa ideia também se aplica às ações de marketing.


Durante os workshops de marketing da Virada eu sempre brincava que muitas pessoas abriam o Instagram da empresa antes mesmo de decidir o que seria o negócio e, para piorar, continuavam investindo único e exclusivamente nele como forma de fazer o negócio crescer. O Instagram é uma ferramenta importante e valiosa, mas é uma ferramenta, seu negócio não pode depender dele.


Fiz uma mentoria uma vez com uma pessoa que estava querendo iniciar um negócio, ela estudou muito o Mercado Livre e o negócio era baseado apenas nele, inclusive ela já tinha mudado o portifólio de produto porque não tava dando resultado, em vez de ela pensar no cliente e em como o negócio poderia chegar até ele, ela quebrava a cabeça (e gastava dinheiro) pensando como fazer um negócio dar certo no Mercado Livre. E se o Mercado Livre fosse vendido? Ou deixasse de atuar no Brasil? O que restaria do negócio dela?


Nem em termos de comunicação ou canal de vendas o seu negócio deve ser pautado em uma única estratégia, assim como você também não deve depender de um único fornecedor. As vezes, na fase inicial do negócio, isso é necessário, mas nunca deve-se perder de vista essa necessidade de diversificação.


Ser estratégico

Ter visão e pensamento estratégicos é fundamental para um negócio crescer e se estabelecer. Como sempre dizemos na Virada, não é porque o seu negócio é pequeno que você não deve pensar grande.


Se hoje você só dá conta de ter o Instagram, quando e qual será a próxima rede? Se hoje você só consegue vender pelo Mercado Livre, qual a plataforma será mais fácil integrar no seu dia-a-dia e que tem potencial de crescer as vendas? Se você está trabalhando sozinho, quanto o seu negócio precisa faturar para você poder contratar o primeiro funcionário?


Mais uma vez, insisto, planejamento e análise de resultados precisa ser uma constante no negócio.


Ser analítico

Para diversificar de forma estratégica é preciso ser analítico. Identificar oportunidades, analisar desvios, estar atento as inovações, arriscar e SEMPRE analisar os resultados.


Diversificar não é apenas abrir várias frentes diferentes. Isso, inclusive, pode prejudicar o seu negócio se for feito de forma descoordenada. Os passos precisam ser conscientes, ainda que não necessariamente seguros. Levantar informações, analisar prós e contras, implantar, acompanhar, corrigir e analisar resultados.


Nunca desperdice uma oportunidade de aprendizado sobre o seu negócio!


Ser criativo

Ouse! Ser criativo não é, necessariamente, ser disruptivo. Muitas vezes deixamos de fazer algo porque queremos ser extremamente inovadores e aí, enquanto essa super inovação não chega a gente perde a oportunidade de realizar pequenas inovações que trarão novos resultados ao nosso negócio.


Um forma nova de apresentar o produto no Instagram, uma parceria com uma loja, participar de uma feirinha, subir um loja no Facebook, desenvolver um kit ou um combo... Existem muitas possibilidade de diversificação com pouco ou nenhum investimento. Defina o objetivo e teste opções!



O mundo muda muito todos os dias, mas parece que algumas máximas não.

Não coloque todos os ovos em uma única cesta! ;)

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