Olha eu aqui mais uma vez para falar de planejamento. A Páscoa está chegando e essa é uma daquelas datas que se impõe. Planejando ou não, existe um prazo limite para colocar a campanha no ar, mas, se for feito de forma planejada, a probabilidade de você vender mais e melhor aumenta muito! E, por isso, vou fazer um resuminho básico sobre planejamento de campanhas.
Montar um calendário
Monte um calendário anual do seu negócio. Ele será um guia de ações, campanhas, investimentos, sazonalidade, vendas etc. Um calendário bem feito será uma ferramenta valiosa para o seu negócio, você poderá tomar decisões estratégicas e também identificar oportunidades. Além do "basicão" como as grandes datas comerciais, aniversário e lançamentos, é importante colocar datas/ eventos do seu segmento, da sua cidade/região e relativas ao seu cliente. Para exemplificar: Um show de uma grande artista na sua cidade, dia da costureira ou dia do cacau. Datas pouco trabalhadas podem esconder grandes oportunidades, pois a concorrência por visibilidade é menor.
Ah! Se possível, deixe o calendário visualmente exposto!
Objetivos e metas
Para cada campanha é importante ter objetivos e metas para avaliar retorno x investimento. Você pode ter campanhas institucional (relacionada a imagem da marca) e promocional (relacionada a vendas), independente do tipo, é preciso ter objetivos, metas e indicadores que lhe indiquem se aquela campanha deu o retorno que era esperado.
As campanhas promocionais são mais fáceis de medir pois, necessariamente, terão uma meta financeira, mas não só. É possível ter metas como: aumentar base de clientes, aumentar venda para clientes antigos, aumentar ticket médio etc.
As campanhas institucionais são mais difíceis de medir, mas não impossível. Para um objetivo de relacionamento com os clientes você pode colocar uma meta de conversão ou de novos cadastros, por exemplo. Para uma meta de fortalecimento de imagem pode definir um indicador de marcações no Instagram ou indicação de clientes. Tudo vai depender da estratégia que será utilizada.
Criatividade
Não faça o mais do mesmo! Campanhas como "o aniversário é nosso mas quem ganha o presente é você" já estão mais do que desgastadas, não é mesmo? Há outras formas de comemorar o aniversário da sua marca. Não tenha medo de inovar, de ousar, de tentar. O importante é não fazer nada que, de alguma forma, deponha contra a sua marca, de resto, coloque sua criatividade para trabalhar!
Banco de ideias + Plano de ação
Tenha um banco de ideias e referências. Uma pasta no seu celular, no computador ou na rede social onde você possa guardar referências para campanhas futuras. Busque essas referências em marcas que você admira, em negócios de segmentos diferentes do seu, em mercados diferentes, em outros países... expanda seu olhar!
O banco de ideias será uma boa fonte para quando você for estruturar a campanha e, o plano de ação, é uma ótima ferramenta para detalhar tudo o que será necessário ser feito e otimizar tempo e recursos.
Um plano de ação básico precisa ter:
Objetivo e meta
Indicadores de acompanhamento
Prazo
Valor do investimento
Ações detalhadas
Responsáveis por cada ação
Status de acompanhamento
Com esses 7 pontos você terá uma visão geral da campanha e tudo o que será necessário para desenvolvê-la.
Análise de resultados
Muitas vezes essa fase é esquecida pois o fim de uma campanha pode ser muito corrido, mas ela é essencial para que o seu negócio cresça. Saber o que deu certo, o que deu errado, quais são as oportunidades de melhorias, o que deve ser replicado para outras campanhas, o desempenho das pessoas envolvidas e a realização ou não do objetivo principal, claro!
Extra!
Nem todas as campanhas precisam ser para os clientes. Você pode desenvolver campanhas para a equipe de vendas, equipe de produção, parceiros, sócios.... não se limite. Entenda a necessidade do seu negócio e monte campanhas que farão seu negócio crescer!
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