Desde 2020 fiz mentoria com mais de 300 mulheres e um dos sentimentos mais comum é a solidão. A maioria não imaginava, quando decidiu iniciar seu negócio, que esse seria um caminho solitário.
Um pessoa à frente de um negócio precisa tomar milhares decisões diariamente. Qual produto/ serviço vender? Por quanto? Quanto posso negociar? Em qual estoque investir? Quanto investir em propaganda? Quando é o tempo certo de expandir? Qual a melhor embalagem? Essa é uma boa oportunidade? Vale a pena correr esse risco? Devo arriscar nesse novo produto? O que fazer com produto encalhado? Os clientes vão gostar?
Entre questões estratégicas e táticas, gerir um negócio é estar em permanente busca de respostas e nós fomos criados em um mundo que diz que há apenas uma única resposta certa e que faz com que tenhamos um medo descomunal do erro. Essa lógica deixa tudo ainda mais difícil.
Nos meus pouco mais de 5 anos de empreendedorismo, trabalhando sem sócios, eu entendi alguns pontos que gostaria de compartilhar:
Ainda que não tenha sócios, busque pessoas com quem você possa conversar e pedir ajuda. Pessoas que você confie no julgamento e que podem te ajudar a encontrar caminhos.
Você irá errar, a chance é matemática. Aprenda com o erro, não se martirize e siga em frente.
Entenda os riscos que você pode correr. Cada situação tem um risco, analise-o. Tem riscos que realmente valem a pena e o medo não pode ser paralisante.
Não existe apenas uma resposta certa.
Você não está só. Tem outras pessoas passando pelos mesmos dilemas que você, busque apoio, desenvolva uma rede de relacionamento no empreendedorismo. Será uma grande ajuda, acredite!
Sempre que possível, busque um especialista.
Não perca seus objetivos de vista e mantenha-se em movimento.
No final a decisão é do empreendedor e você terá assumir esse papel, fato! Mas o processo pode ser compartilhado, assim será menos doloroso, mais fácil e mais rico. Não se preocupe em está fazendo o que é certo mas sim o melhor que você pode com as ferramentas e conhecimento que você tem hoje.
Ah! Se quiser bater um papo comigo sobre algum desafio que você esteja passando é só chamar. Tem link na página para o meu whatsapp ;) Será um prazer!
Comments